Nos cursos de agitação de fluidos e consultorias notamos que o conceito de fluido não-newtoniano é um tanto “misterioso” para muita gente. Esses fluidos tem um comportamento diferente daquele que intuitivavamente esperamos de um fluido e isso nos deixa desconcertados.

Fizemos uma seleção de alguns vídeos interessantes, que representam um pouco desse comportamento bizarro dos fluidos não-newtonianos.

Piscina de fluido não-newtoniano.

Fluido não-newtoniano em um autofalante.

Note que, nestes casos, a viscosidade aumenta quando o fluido é submetido a carga. Há outros casos em que o efeito é contrário, ou seja, há queda da viscosidade com o aumento da carga.

Veja Também:

1 Comentário »

  1. Fadi dá seu palpite,

    fevereiro 25, 2012 @ 13:45

    la pacrirulatidad de estos fluidos es que no se ajustan a las reglas enunciadas por Newton. Por alguna razon que no termino de entender en el caso de tener una suspension de Maizena al presionarla esta adquiere unas caracteristicas que le permiten soportar el peso de una persona. Si buscas en youtube videos sobre Fluidos no Newtonianos va a encontrarte con casos bastante curiosos, pero una explicacion totalmente satisfactoria es bastante dificil de encontrar.

Por favor, Deixe um comentário aqui !